• Núcleo de Legal Design

Você já ouviu falar de Legal Design/Visual Law?

Atualizado: 8 de fev. de 2021

O CMRD Advogados possui alguns pilares, um dos que mais gostamos - sem, claro, desmerecer os demais - é o pilar de LEGAL DESIGN, também denominado de VISUAL LAW.

Contudo, por ser uma técnica muito recente no meio jurídico brasileiro, muitas pessoas sequer sabem o que significa na prática, estamos aqui hoje para lhe explicar o que é e como funciona!


Legal Design = jurídico + UX + design! Está confuso? Calma, seremos mais claros.


Legal Design é algo muito abstrato na parte teórica, por isso fizemos um 1-pager para auxiliar na missão de compreender o que é essa técnica, vejamos:


Então, para resumir de forma muito simples: Legal Design é uma técnica aplicada no campo do direito para transformar os documentos jurídicos em documentos com línguagem mais acessível ao usuário.


Para transformar essa linguagem, são utilizados recursos de design, que não se limitam apenas a conteúdos visuais, e sim a um estudo profundo a respeito da apresentação e disposição dos elementos gráficos (ex. figuras e vetores) e tipográficos (fontes do texto), dentre outros aspectos da área de design.


Já a Experiência do Usuário (UX) serve para tornar o documento mais acessível ao usuário, auxiliando na interpretação. A concepção de um documento em Legal Design leva em consideração quem é esse usuário, ou seja, quem terá que interpretar o que está disposto no documento, e como ele se relaciona com esse documento.


O usuário pode ser um cliente de uma empresa, a própria empresa, ou quem sabe um juiz, ou outro membro do judiciário. Isso deve ser levado em consideração para que o documento faça sentido ao usuário final, pois a forma como o Legal Design é aplicado depende de quem é o usuário do documento.


Já temos exemplos de Legal Design sendo utilizado em diversos meios, como, por exemplo, em Termos de Uso/Privacidade, contratos em geral, em petições enderaçadas aos Tribunais - inclusive os superiores, as hipóteses são infinitas, e a criatividade também.


Por isso, vamos mostrar um exemplo PRÁTICO, afinal nosso trabalho é pautado na experiência - acreditamos ser a melhor forma de apresentar conteúdo :)

Como podemos ver acima, o texto frio, extenso e moroso do Contrato de Locação Tradicional foi substituido por uma apresentação mais dinâmica, simples de entender, e que propicia ao usuário maior conforto na interpretação e leitura.


Por fim, vamos deixar uma recomendação bem bacana! O Pessoal da BITS ACADEMY fez uma pesquisa bem interessante a respeito de Legal Design na prática, e como as pessoas enxergam os documentos com essa técnica, você pode baixar o estudo clicando AQUI (link de acesso externo para o site da Bits Academy).


Era isso que tínhamos para conversar a respeito de Legal Design hoje, continuaremos trazendo mais informação a respeito desse pilar do CMRD Advogados.










Ps.: Pessoal, agora vamos trazer um aviso da Equipe CMRD:


Pretendemos trazer cada vez de forma mais frequente conteúdo de qualidade para vocês.


Por isso, estamos operacionalizando nosso newsletter, pedimos para tod@s que curtem nosso Blog para se cadastrar e compartilhar nas redes o DESCOMPLICA EMPRESA. Isso ajuda nossa página a se manter viva e funcionando.


Estamos trabalhando para trazer bastante conteúdo de qualidade neste ano de 2021, sempre com o foco na sua empresa e nas tecnologias e técnicas mais modernas do mercado jurídico e em geral.


Vamos juntos!


Equipe CMRD

1 comentário