• Eduarda Fernandes

COMO O CONTRATO DE VESTING PODE SE TORNAR UM ALIADO NA SUA EMPRESA?


Você sabia que o contrato de vesting pode ser um grande aliado no seu negócio?


No contrato de vesting, o colaborador ganha progressivamente direitos de participação na sua empresa. Isto é: você, enquanto empresa e seu colaborador decidem, de comum acordo, acerca da distribuição de determinadas ações disponíveis na sua sociedade empresária, de maneira gradual e progressiva, levando em conta parâmetros especificados de produtividade.


Mas você deve se perguntar: “como isso pode trazer benefícios para meu negócio?"


gif

É simples! O contrato de vesting ao mesmo tempo que é uma forma de estimular a produtividade dentro da empresa, é visto como um investimento, posto que uma de suas características principais é exatamente o fato de ser diretamente proporcional ao empenho e à dedicação pessoal de cada um, que será sócio e trabalhador no negócio. Assim, quanto mais o negócio crescer, mais participação os membros da equipe adquirem sobre os lucros.


O vesting é muito recorrente, por exemplo, em startups, no sentido tanto de atrair, quanto de reter talentos para a empresa, que, muitas vezes, não teria condições de arcar imediatamente com o pagamento integral destes colaboradores. Além da atração e da retenção dos talentos, é possível alinhar o interesse dessas pessoas para o desenvolvimento do negócio, concedendo condições para que se tornem efetivamente sócios da companhia.

gif

Mas é preciso ficar atento. Esse documento precisa ser elaborado com cláusulas bem definidas, claras e contextualizadas, levando em conta as particularidades do seu negócio.


A má redação desse tipo de contrato pode ocasionar controvérsias jurídicas e, consequentemente, por em risco sua operação.


Quer saber mais como o Contrato de Vesting pode ajudar no bom funcionamento do seu negócio ou ficou em dúvida sobre algum ponto?


Entre em contato com o time do CMRD Advogados!


0 comentário