• Equipe CMRD Advogados - Núcleo de LGPD

28 de Janeiro: Dia Internacional da Privacidade de Dados. Temos um presente para vocês <3

Estabeleceu-se que o dia 28 de Janeiro é a data comemorativa referente ao DIA INTERNACIONAL DA PRIVACIDADE DA DADOS.


Desde agosto de 2018 o Brasil conta com uma Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A LGPD dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.


Ou seja, a Lei existe para proteger o cidadão frente às empresas que utilizam seus dados, a Lei prevê sanções pesadas em caso de descumprimento, como, por exemplo, multas com valores elevados, publicização das infrações, bloqueio do tratamento dos dados, etc.


Caso queira saber mais sobre a Lei, clique aqui para baixar o eBook no nosso site, alertamos que o CMRD oferece Workshop In-Company para ajudar ainda mais na compreensão da LGPD.


Sabe-se que a LGPD entrou parcialmente em vigor no ano de 2020, restando apenas a vigência das sanções administrativas (prevista para agosto deste ano), em razão disso, diversas empresas estão implementando e operacionalizando a Lei, que exige diversos requisitos para que se esteja em compliance com suas disposições


O CMRD Advogados é um dos primeiros escritórios da Paraíba a realizar a consultoria para implementação da LGPD de forma adequada e coerente com as determinações legais, tendo em mente a necessidade dos pilares: Jurídico, Tecnologia da Informação/Segurança da Informação e Gestão de Projetos.


Por isso hoje vamos dar um presente para vocês!


Na prática, percebemos que um dos maiores calos na implementacão da Lei é o MAPEAMENTO, momento em que a empresa precisa apurar quais dados coleta, bem como as finalidades, as bases legais para tratamento, os prazos de armazenamento, dentre outras exigências legais.


Cientes da dificuldade, daremos como presente para vocês hoje um CANVAS que utilizamos para tornar o mapeamento mais dinâmico e interativo, tirando um pouco do lado engessado do processo, que muitas vezes é efetuado por planilhas de Excel. Vejam abaixo como funciona:

Por meio desse Canvas, é possível indicar os dados coletados, possibilitando que a empresa mapeie as informações exigidas para conformidade com a LGPD, o que antes era feito com uma planilha fria de Excel, agora pode ser efetuado em um processo dinâmico por meio de uma reunião no setor.


O Inventário de Dados é fundamental para que sua empresa esteja em dia com a LGPD, pois é a base para compreender quais as lacunas e gargalos da pessoa jurídica na coleta e tratamento desses dados.


Possuímos um documento mais detalhado explicando como o Canvas de Mapeamento deve ser preenchido! Quer obtê-lo? Manda um e-mail para contato@cmrdadvogados.com.br que nós enviaremos para te auxiliar nessa missão.


Lembrando que o CMRD Advogados realiza consultoria para implementação da LGPD, atuando desde a fase de diagnóstico até a implementação propriamente dita.


Esperamos que tenham gostado!


Feliz Dia Internacional da Privacidade de Dados.



0 comentário